Olá dietwebers, a partir desta semana começaremos a falar um pouco sobre a gestão da sua clínica, traremos dicas e informações sobre estratégia, marketing, recursos humanos e finanças. Será uma dica para as próximas novidades em nossa plataforma? Acompanhe-nos e saiba mais!
No primeiro artigo desta série iremos te ajudar a entender melhor alguns aspectos muito importantes sobre o seu negócio. Continue lendo e saiba mais.
A gestão da sua clínica
Gerir um negócio pode não ser fácil para muitas pessoas, principalmente para profissionais da saúde que logo percebem que terão que aprender a gerir uma carteira de pacientes, fazer sua contabilidade e trabalhar com agências de marketing.
+ Atitudes que fidelizam pacientes
Nosso primeiro desafio juntos é começar a entender o seu negócio de “dentro para fora” e para isso utilizaremos uma teoria criada por Simon Sinek chamada “Golden Circle” (Círculo de Ouro).
Segundo o autor, os grandes líderes e organizações que inspiram um grande volume de pessoas tendem a agir e se comunicar de uma forma bem peculiar, como na imagem a seguir:
Ao explicar o seu negócio estes líderes inspiradores se diferenciam dos demais, pois partem da explicação de seus propósitos, daquilo que acreditam ser o seu cerne, e só depois explicam como e o quê fazem.
+ Administração financeira da clínica – 4 passos fundamentais
Para isso, utilizam-se destas três perguntas (“por quê?”, “como?” e “o quê?”) e explicamos abaixo o que cada uma significa:
- Por quê?: identificar qual a razão do seu negócio existir, qual é a essência e o real propósito em se ter este negócio;
- Como?: explicar como você faz o seu trabalho, apontar aquele algo especial que te diferencia dos outros profissionais e faz o seu negócio ser melhor;
- O quê?: seria o que você faz como negócio, os serviços e/ou produtos que são oferecidos.
+Montando seu Consultório de Nutrição em 5 passos
Saber a resposta para estas três perguntas pode te ajudar a entender o seu negócio e trazer resultados para a estratégia da sua empresa, principalmente na identificação de pontos que merecem atenção.
Por exemplo, se o seu negócio não possuir muitos diferenciais (o “como?”), pode ser que você esteja perdendo oportunidades de conquistar novos clientes, ou o que é pior, perder clientes para concorrentes.
+ Planejamento estratégico, 3 dicas para vencer a concorrência
Mas como me diferenciar dos concorrentes? Existem diversas maneiras para isso e é um fator que depende da estratégia que a empresa adotar, mas este é um assunto que iremos aprofundar em um artigo específico mais à frente.
E aí, gostou desta teoria e quer saber mais sobre o Golden Circle? Assista a palestra do Simon Sinek para o TED: “Como grandes líderes inspiram ação” (o vídeo é em inglês, porém você pode ativar a legenda em português ao clicar em “Configurações”).