introdução alimentar

Introdução Alimentar: uma revisão sobre o Método BLW

O método baby‑led weaning (BLW) foi nomeado por Gill Rapley, autora da obra Baby‑led weaning: helping your baby to love good food (em tradução livre, Desmame Guiado pelo Bebê: Ajudando seu Filho a Amar Boa Comida). Ele sugere que bebês a partir do sexto mês têm capacidade motora para guiarem a própria ingestão. Se exibirem crescimento e desenvolvimento adequados são aptos a o consumo de alimentos em pedaços, sendo desnecessárias alterações de consistência.

Uma revisão sobre as constatações científicas a respeito do método BLW foi publicada neste ano na Revista Paulista de Pediatria e nós resumimos para você os principais pontos abordados.

 

Mas o que esse método tem de diferente?

Esse método de introdução alimentar oferece oportunidades para as crianças:

  • escolherem os momentos em que as refeições serão iniciadas;
  • o que será consumido, entre as opções saudáveis ofertadas;
  • o ritmo e a quantidade da ingestão.

Assim, o papel do cuidador é ofertar alimentos em pedaços e encorajar a autoalimentação infantil, parte fundamental do método. Quantidades e frequências da oferta dos alimentos devem basear‑se na aceitação da criança, necessidades individuais, quantidade de leite materno ingerido e densidade dos alimentos complementares.

 

Há vantagens sobre os métodos convencionais?

Destaca-se a duração do aleitamento materno exclusivo substancialmente maior entre as mães que aderiram ao método BLW. Isso tem vital importância nos dias atuais, dado o papel protetor da amamentação para as doenças crônicas não transmissíveis (DCNT).

Bebês adeptos ao BLW também foram mais propensos a constituir um padrão alimentar com maior similaridade ao da família e a compartilhar os momentos de refeição. A imitação constitui um dos pilares do aprendizado infantil, sendo a comensalidade prática importantíssima para sua constituição. Maior sensibilidade à saciedade e menores exigências alimentares também foram observadas

Assim como recomendado pela OMS e pelo Guia Alimentar para Crianças Menores de 2 Anos, do Ministério da Saúde, os alimentos comumente oferecidos pelo método BLW foram frutas e legumes frescos, em detrimento dos produtos industrializados. Quanto a quantidade calórica ofertada, não houve diferenças entre os métodos de introdução alimentar BLW e tradicional. Quanto ao IMC, houve maior adequação das crianças seguindo o método BLW, enquanto as submetidas à conduta tradicional foram mais suscetíveis ao excesso de peso.

 

O bebê não pode engasgar?

O engasgo é uma preocupação muito recorrente dentre os cuidadores de crianças que seguem o método BLW. No entanto, a revisão traz que não houve diferença entre ocorrências de tais episódios entre os grupos do BLW e da conduta tradicional. Isso pode ser explicado pelos bebês apresentarem o “reflexo de gag” (ou de vômito) anteriorizado, na base da língua. O alimento mal mastigado retorna à cavidade oral antes de ser deglutido. Assim, ou será cuspido, ou será mastigado e engolido, evitando naturalmente os episódios de engasgo.

 

O que os cuidadores falam sobre?

Os cuidadores adeptos ao BLW, mostraram-se significativamente menos preocupados com o volume alimentar ingerido e com o peso do bebês. Eles também são menos estressados com o decorrer das refeições, quando comparados aos praticantes da conduta tradicional. Entretanto, o método BLW também traz sérios desafios pela bagunça e pelo desperdício de comida gerados.

 

Todavia, não há consenso sobre a segurança a prática do BLW e nem aos potenciais reflexos no comportamento alimentar e no crescimento/desenvolvimento. Assim, a escassez de pesquisas na área, somada aos desafios de sua implementação, geram baixo incentivo para a implementação do método, como conclui a revisão.

 

Para acessar a revisão na íntegra é só clicar aqui.

Leia também: Semana da amamentação – Agosto Dourado

prontuário do paciente

Prontuário do paciente: por quanto tempo guardar?

Prontuário do paciente: Você sabia que as informações de prontuário do paciente, registradas tanto em em papel, quanto em meio eletrônico, devem ser guardadas por, no mínimo, 20 anos após o último registro?

É o que diz a resolução nº594 do CFN, de dezembro de 2017, que regulamenta sobre o registro das informações clínicas e administrativas do paciente em prontuário. Ela também regulamenta sobre o tempo que o nutricionista deve guardá-las.

Leia Mais

guia alimentar

Guia Alimentar para Crianças Menores de Dois anos

De 1º a 7 de agosto, foi realizada a Semana Mundial do Aleitamento Materno, reforçando a recomendação de amamentação materna exclusiva até os seis meses. Posterior a esse período, a introdução alimentar da criança é um tema que também gera muitas dúvidas, além de estar rodeado por crenças e mitos. Para auxiliar tanto os pais e responsáveis, quanto os profissionais de saúde, foi lançado, em 2002, o Guia Alimentar para Crianças Menores de Dois anos que, neste ano, será atualizado.

Leia Mais

Semana da amamentação – Agosto Dourado

Agosto é o mês dedicado ao alimento de ouro, o leite materno.

O ministério da saúde está realizando a semana da amamentação (do dia 1 ao 7 de agosto), com o slogan “amamentação é a base da vida”. A campanha visa incentivar a amamentação materna exclusiva até os seis meses de vida, contribuindo para o desenvolvimento e proteção da criança.

amamentacao

 

Pode-se dizer que a amamentação é privilégio, pois nem toda mãe consegue proporcionar isso ao filho, e é triste saber que as que têm as condições físicas para fazê-lo, encontrarão muitos obstáculos. A sexualização dos dos seios/objetificação do corpo das mulheres é um deles: os olhares invasivos, constrangidos ou incomodados. Portanto, mães, RESISTAM!

3 dicas para ter agilidade na clínica

Nutricionistas  queixam-se frequentemente sobre a falta de agilidade durante o atendimento nutricional. Nesse cenário, pequenas ações podem ser feitas para organizar os processos e ganhar mais tempo para quem realmente importa, o paciente.

Agilidade com fluxo estruturado

Um fator que acabada demandando muito tempo de um nutricionista é o fato de não ter um fluxo totalmente estruturado. Determinar a dinâmica e etapas do seu atendimento contribui diretamente para ganhar agilidade no atendimento. Você pode estruturar:

  • Ordem em que as avaliações que serão feitas
  • Quais as informações são essenciais e quais são complementares
  • Delimitar o tempo médio de cada etapa do atendimento

Rever as etapas de tempos em tempos pode contribuir positivamente para a dinâmica do atendimento

Ainda, se você já é usuário do  My Diet Web é possível configurar opções de fluxos e avaliações assim como o tempo da sua consulta no painel Meu Diet Web. 🙂

Material organizado

Profissionais que trabalham com planilhas, tabelas e material de educação nutricional possuem, em geral, uma grande quantidade de material no dia a dia. Organizar esses materiais de acordo com cada paciente pode te render minutos preciosos que resultam em maior agilidade.

  • Manter sua mesa de trabalho apenas com itens essenciais
  • Organizar material de educação nutricional em caixinhas de madeira personalizadas
  • Organizar informações dos pacientes em pastas específicas seja física ou virtual

 

Cálculos automáticos

Além da calculadora, você pode ganhar e muito em agilidade quando o tópico são os cálculos da avaliação nutricional. Usando ferramentas como um software de nutrição ou até mesmo planilhas no excel você pode automatizar os cálculos do:

  • Estado nutricional
  • Composição corporal
  • Gasto energético
  • Plano alimentar
  • Adequação com as DRIs

Outro ponto importante é somar sua experiência de atendimento com técnicas de agilidade. Dessa forma essa técnica se torna personalizada e mais eficiente na sua prática diária.

 

 

software de nutrição

Saiba se você precisa de um software de nutrição

Muitos nutricionistas se questionam se realmente precisam de um software de nutrição para exercer sua prática clínica. Já sabemos que ele pode otimizar processos e agilizar o atendimento profissional. Mas quando realmente preciso contrata? Com essa matéria levantaremos 3 questionamentos para você poder analisar se é uma ferramenta necessária no seu dia a dia.

Leia Mais

reconhecimento

4 Dicas de marketing para conseguir reconhecimento

Muitos profissionais autônomos possuem dificuldade na hora de realizar seu marketing pessoal e ganhar reconhecimento. Não é para menos, principalmente na formação em saúde, nutricionistas não são treinados para realizar esse tipo de atividade durante a graduação. Na rotina movimentada do consultório, fica fácil se perder em meio a tantas tarefas e acabamos esquecendo que o marketing é nosso principal aliado para obter reconhecimento. Se você busca o reconhecimento mas fica perdido quanto ao que fazer, vamos te dar algumas dicas:

Leia Mais