documentario

3 Documentários sobre alimentação no Netflix

Para os amantes da ciência alimentação, um bom programa para o feriado é poder passar um tempo com as pessoas queridas vendo um bom filme, não é mesmo? Nesse caso, viemos sugerir 3 documentários disponíveis no Netflix que tratam sobre alimentação, comportamento e indústria alimentícia. Então pegue a pipoca e vamos lá:

What the health

Neste primeiro documentário, um jovem jornalista e diversos especialistas discutem, analisam e contestam de perto a alimentação contemporânea. O ponto que mais chama atenção durante o filme é a investigação que ele faz com as principais organizações ligadas ao combate de doenças crônicas. Mais a fundo, ele indica a relação que essas organizações têm com patrocinadores um tanto questionáveis da indústria de alimentos.

A American Heart Association indicar uma receita com bacon em seu site seria como a Associação de Câncer de Pulmão fazer propaganda de cigarros.

Vem conferir o trailer (em inglês):

Fat, sick and nearly dead

Nesse outro documentário ele mostra a realidade de dois homens que, após hábitos alimentares destorcidos e complicações crônicas, tentam se redimir através do consumo de vegetais. Joe Cross, um australiano que viaja para o EUA no início de sua jornada, estabelece que apenas irá se alimentar de suco de vegetais por um período de 60 dias.

Apesar da dieta restrita,  Joe conta como é um processo exaustivo do ponto de vista comportamental, emocional e social. Dessa forma, o documentário abre a reflexão que a alimentação não se resume apenas a nutrientes e calorias. 

Food choices

O próximo documentário traz a tona a transformação no consumo alimentar da humanidade. Logo de começo ele demonstra a ironia a grande oferta de alimentos e a pouca informação sobre suas propriedades nutricionais. Ao longo do filme, especialistas criticam profundamente o aumento do consumo de fontes proteicas associado à busca por hipertrofia muscular.  Aspectos culturais e interesses econômicos são algumas das causas levantadas.

“O maior obstáculo para descoberta não é a ignorância mas sim a ilusão de conhecimento”

– Daniel J. Boorst.

Inclusive o Joe Cross, um dos protagonistas do documentário anterior, dá seu depoimento de como mudanças alimentares são difíceis. Além disso, ele alerta para os perigos do culto ao corpo perfeito e a falta de identificação que a maioria da população sofre pela mídia.

Apesar de ser um tanto polêmico e divergir opiniões entre profissionais da nutrição, vale a pena conferir:

Estabelecendo o senso crítico necessário, documentários como esses são importantes para reflexões e discussões entre profissionais da nutrição. Para a população no geral, a partir dessa exposição a alimentação saudável se torna um tema cada vez mais familiar. Com eles podemos trocar experiências pessoais e preocupações futuras.

Se você conhece mais algum documentário legal, deixa aqui nos comentários para gente conferir também. 🙂