guia alimentar

Guia Alimentar para Crianças Menores de Dois anos

De 1º a 7 de agosto, foi realizada a Semana Mundial do Aleitamento Materno, reforçando a recomendação de amamentação materna exclusiva até os seis meses. Posterior a esse período, a introdução alimentar da criança é um tema que também gera muitas dúvidas, além de estar rodeado por crenças e mitos. Para auxiliar tanto os pais e responsáveis, quanto os profissionais de saúde, foi lançado, em 2002, o Guia Alimentar para Crianças Menores de Dois anos que, neste ano, será atualizado.

Primeiramente, sabe-se que os dois primeiros anos da criança são primordiais para a criação de hábitos saudáveis com maiores chances de perdurar por toda a vida. Estudos também já mostraram a correlação positiva entre exposição precoce a ultraprocessados e maiores chances de desenvolver doenças crônicas, como obesidade e diabetes, na vida adulta.

Lançamento do novo material de apoio sobre o Guia Alimentar para a População Brasileira

Dessa forma, a nova edição do Guia, que está em consulta pública até 25 de agosto, traz um conteúdo que vai de encontro às diretrizes do Guia Alimentar para a População Brasileira. Isso inclui recomendações sobre a alimentação das crianças para a promoção saúde, crescimento e desenvolvimento, além de estimular a prática da cozinha e o comer juntos.

Ainda, segundo o Ministério da Saúde, o guia não só pretende trazer “apoio à família no cuidado cotidiano à criança”, mas também trazer subsídios a ações de educação alimentar e nutricional. Segundo o órgão o Guia abrange necessidades tanto individuais quanto coletivas, para “ser um instrumento de orientação para políticas, programas e ações que visem apoiar, proteger e promover a saúde e a segurança alimentar e nutricional das crianças brasileiras”.

Portanto a construção coletiva desse material é fundamental! Acesse o link e faça as suas contribuições: