Como se diferenciar da concorrência?

No nosso ultimo tópico foi abordado conhecimento do seu negócio, onde apresentamos uma teoria bem bacana chamada “Golden Circle”, ou Círculo de Ouro. Caso tenha perdido a postagem, clique aqui. Nesta semana, traremos um tópico para continuar esta discussão: como se diferenciar da concorrência e se destacar no mercado

Entender quem você realmente é como empresa foi um passo importante para darmos continuidade nesta discussão, já que isso irá influenciar na estratégia que poderá ser adotada e será um direcionador dos muitos caminhos que podem ser trilhados.

Iremos elencar alguns pontos que são essenciais para que você consiga estabelecer esta estratégia e fazer de seu consultório um sucesso.

1.Análise da competição

O que os outros consultórios e profissionais fazem bem? Onde eles falham? O que eles oferecem que você não oferece? Onde eles estão localizados na cidade em comparação à você? Busque entender a estratégia deles e verificar lacunas que você possa utilizar, talvez seja nestes espaços de mercado que está o seu nicho! Já escrevemos um artigo sobre o que não pode faltar em seu consultório, você pode conferir aqui.

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2.Identificar o que te torna diferente dos demais:

Talvez você tenha uma especialização que poucos profissionais possuam, ou trabalhe em um horário diferenciado para atender aqueles pacientes ocupados. Ou até mesmo ter um software de nutrição que pode agilizar o atendimento, trazer diferenciais ao paciente: como gráficos de evolução e avisos de horários de alimentação, entre outros.

3. Crie um diferencial caso não tenha um 

Pesquise sobre o que pode ser feito e testado. Não tenha medo de mudar e testar novas coisas, caso não dê certo, não há problema em desistir. O importante é buscar melhoria contínua e ficar atento para se adaptar às mudanças que acontecem com o mercado e influenciam o nosso negócio e clientes.

4. Identificar as dores de seu paciente:

Vamos focar nas frustrações que o seu cliente pode estar enfrentando! Demora para ser atendido, não conseguir acompanhar sua evolução, atendimento básico e sem diferenciais, dietas muito padronizadas e com poucas opções de escolha… Podem ser muitas as suas dores e uma grande oportunidade pode estar escondida!

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5. Oferecer garantias

Se você está preparado para oferecer uma cura para as dores do seu paciente, diga! Mostre para ele como você consegue oferecer um atendimento personalizado, uma dieta com mais opções ou chegar a um resultado mais satisfatório utilizando aquela técnica que aprendeu na especialização

6. Ser específico e concreto

Consegue fazer algo bacana e acha que vai ser interessante ao seu público? Então tente apresentar isso com números reais e concretos: faça sua avaliação completa em até 40 minutos, receba a sua dieta em até 24 horas, oferecemos pelo menos três cardápios variados por refeição.

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7. Não prometa o que não pode ser cumprido

É tão simples quanto parece: prometer algo ao seu cliente em um cenário que não há certeza se poderá ser realizado ou cumprido, pode trazer efeitos negativos ao seu negócio e até manchar sua credibilidade como profissional. Tenha certeza sobre o que está sendo oferecido é o que foi prometido.

E aí, conseguiu entender como se diferenciar da concorrência e identificar os seus diferenciais? Então, divulgue-os! Caso não, não se preocupe, pode ser uma análise que requer tempo e reflexão, e o mais o importante é não abandonar este aprendizado. Como já dito, o mercado e o seu público mudam sempre, então é essencial se adaptar às novas realidades!