Nutricionistas queixam-se frequentemente sobre a falta de agilidade durante o atendimento nutricional. Nesse cenário, pequenas ações podem ser feitas para organizar os processos e ganhar mais tempo para quem realmente importa, o paciente.
Agilidade com fluxo estruturado
Um fator que acabada demandando muito tempo de um nutricionista é o fato de não ter um fluxo totalmente estruturado. Determinar a dinâmica e etapas do seu atendimento contribui diretamente para ganhar agilidade no atendimento. Você pode estruturar:
- Ordem em que as avaliações que serão feitas
- Quais as informações são essenciais e quais são complementares
- Delimitar o tempo médio de cada etapa do atendimento
Rever as etapas de tempos em tempos pode contribuir positivamente para a dinâmica do atendimento
Ainda, se você já é usuário do My Diet Web é possível configurar opções de fluxos e avaliações assim como o tempo da sua consulta no painel Meu Diet Web. 🙂
Material organizado
Profissionais que trabalham com planilhas, tabelas e material de educação nutricional possuem, em geral, uma grande quantidade de material no dia a dia. Organizar esses materiais de acordo com cada paciente pode te render minutos preciosos que resultam em maior agilidade.
- Manter sua mesa de trabalho apenas com itens essenciais
- Organizar material de educação nutricional em caixinhas de madeira personalizadas
- Organizar informações dos pacientes em pastas específicas seja física ou virtual
Cálculos automáticos
Além da calculadora, você pode ganhar e muito em agilidade quando o tópico são os cálculos da avaliação nutricional. Usando ferramentas como um software de nutrição ou até mesmo planilhas no excel você pode automatizar os cálculos do:
- Estado nutricional
- Composição corporal
- Gasto energético
- Plano alimentar
- Adequação com as DRIs
Outro ponto importante é somar sua experiência de atendimento com técnicas de agilidade. Dessa forma essa técnica se torna personalizada e mais eficiente na sua prática diária.