4 Dicas para motivar seu paciente a seguir o plano alimentar

Muitos profissionais encontram dificuldades em auxiliar o paciente em buscas dos seus objetivos por baixa aderência ao plano alimentar. A verdade é clara.  O sucesso do tratamento depende diretamente da aderência do paciente. Nesse sentido, hoje vamos dar algumas dicas de como manter seu paciente motivado e evitar o abandono do tratamento.

1. Motivar o paciente montando um plano realista

A primeira forma de motivar seu paciente é realizar um plano alimentar que ele veja que poderá cumprir. Planos complexos ou pouco individualizados podem assustar ou desmotivar o paciente durante o tratamento. Durante a anamnese, conheça suas preferências, rotina e horários. Tente adequar da melhor forma possível para que se encaixe no dia-a-dia do paciente.

Um plano alimentar que leva em consideração a realidade do paciente tem um potencial mais assertivo.

2. Trace metas

O paciente pode ter muito claro seu objetivo final. O mais difícil é encontrar motivação durante a jornada. Estabeleça metas durante esse intervalo. Trabalhe junto a ele qual poderia ser uma meta inicial realista para o cenário e depois ajude-o a estabelecer as intermediárias.

A cada encontro, converse sobre o progresso realizado e como está mais próximo do objetivo final.

3. Parabenize as conquistas

motivar paciente

A cada meta realizada, mostre o quanto tal mudança foi positiva e como vocês estão juntos em busca dos objetivos. O fortalecimento da confiança é uma estratégia muito útil para motivar seu paciente durante o tratamento.

Sabemos como mudanças são difíceis mas incentivos podem torná-las mais naturais.

4. Trace um plano de ação e proponha soluções

motivar paciente

Pode parecer muito complexo realizar durante a consulta mas se por acessível é uma forma de motivar seu paciente. Veja quais são suas principais dificuldades e como você pode auxiliar nessas dificuldades. Se não achar que é o profissional mais adequado para a tarefa, coloque-o em contato com pessoas que possam ajudar. Alguns exemplos:

  • Dê indicação dos melhores lugares para ir às compras
  • Mostre os tipos atividades físicas que se adequam mais ao estilo de vida
  • Como tornar o plano alimentar viável
  • Incorporar novos alimentos de acordo com a preferência
  • Estratégias de como realizar lanches intermediários
  • Receitas práticas

Essas são algumas dicas sobre como motivar seu paciente durante o tratamento nutricional. Some essas dicas a sua prática clínica e garanta a satisfação dos seus pacientes, evitando o abandono durante o tratamento. Confira essas e outras dicas curtindo nossa página no Facebook e de nos seguindo no Instagram.