Prospectar clientes no período de férias

Prospectar clientes no período de férias.

Afinal, como prospectar clientes? Principalmente agora, no período de férias e começo de ano, essa se torna uma dúvida compartilhada por muitos profissionais da saúde. Entenda como algumas iniciativas podem fazer a diferença na sua agenda.


Prospectar clientes

Ainda que o descanso seja a mentalidade dos seus pacientes, esse tipo de pensamento deve ser evitado ao máximo na hora da organização. Muitas vezes, a baixa adesão de pacientes pode ser agravada por falta de planejamento!

As festas acabaram, as contas de início do ano chegaram e muitos clientes estão evitando ao máximo novas despesas nesse mês, e isso também inclui o setor da saúde, dificultando assim a captação de novos clientes na área de nutrição.

Descubra abaixo algumas medidas que podem ser feitas para começar o ano com a agenda cheia!

1. Planeje-se!

Separe um tempo para analisar a rotatividade do ano anterior. Quantos pacientes novos? Quantos pacientes são recorrentes (aqueles que já realizaram consulta, fizeram uma pausa e retornaram depois de algum tempo para uma nova consulta)? Quantos retornos foram realizados?

Trace metas para o novo ano. Qual a média de pacientes que espera atender no mês? Quais medidas profissionais podem te ajudar a obter esse número? Como reduzir as taxas de abstenção?

+Planejamento estratégico, 3 dicas para vencer a concorrência 

 

2. Determine seu público alvo

A partir do balanço do ano anterior, analise qual tipo de cliente costuma ser fiel ou recorrente. Para isso, veja a faixa etária composta pela lista, inclua gênero e quais os objetivos do tratamento nutricional. Geralmente esse é seu público alvo, mas caso queira abranger conquistar outra área do mercado, pense estratégias que possam conquistar e motivar seus pacientes durante o tratamento.

+5 motivos que fazem o Paciente desistir do Tratamento Nutriciona

 

3. Atualize-se

Experiência no mercado de trabalho é sinônimo de autoridade e confiança mas não deixe isso te acomodar! É preciso estar sempre atualizado com as novas tendências, novos cursos e novos clientes.

A nutrição é uma ciência em constante evolução, e como ela, não podemos parar de nos capacitar.

Procure cursos de especialização, palestras, congressos ou quem sabe não está na hora de realizar aquele mestrado na área de atuação? 

Use a tecnologia ao seu favor, softwares e aplicativos ajudam na interação profissional – paciente, conquistam pela inovação, praticidade e ainda aumentam os resultados. Nisso ficaremos felizes em te ajudar 🙂

Ah, não esqueça de mostrar que está sempre atualizado! Publique em suas páginas sobre os cursos que esta fazendo, mostre seus aplicativos favoritos ou as áreas que está investindo,

+10 dicas para aumentar sua produtividade no trabalho

4. Aproveite o clima de ano novo!

Com o começo do ano, aumenta o número de pessoas interessadas em mudanças, principalmente em relação ao corpo e aos hábitos alimentares. Faça matérias relacionadas, divulgue estratégias e mostre como seu trabalho pode ajudar.

5. Continue divulgando nas redes sociais

Não deixe as comemorações de fim de ano atrapalharem seu planejamento de divulgação, continue postando fotos, matérias e vídeos na sua página de divulgação, seja um blog, site ou plataforma de rede social.

É importante manter a periodicidade e a qualidade no conteúdo

+5 Aplicativos para Gerenciar suas Redes Sociais

6. Faça parcerias

Aproveite o menor movimento para procurar parcerias em meios que te dê visibilidade. Confira alguns locais que costumam ser bons meios de prospecção de clientes:

Visibilidade é a chave

7. Peça Feedbacks

Uma ponto que esquecemos é de pedir opiniões e sugestões de como melhorar nosso trabalho na clínica. Converse com seu paciente! Uma relação aberta pode ser a chave para minimizar erros e inovar na prática clínica, se preferir, organize pequenos questionários para otimizar tempo.

Sair da versão mobile