Prática de atividade física no lazer dos pais influencia a dos filhos

A prática de atividade física é influenciada por diversos fatores, de ordem social e cultural, como experiências anteriores, apoio de amigos, disponibilidade de espaços e instalações e o gosto pela prática. Estudo publicado na Revista Brasileira de Ciências do Esporte investigou a influência dos pais na prática de atividade física dos filhos.

Os resultados demostram que o envolvimento dos pais foi associado a um maior engajamento por parte dos adolescentes em atividades esportivas. O estudo avaliou 253 adolescentes de ambos os gêneros enre 12 e 18 anos Houve associação significativa entre a prática de atividade física no lazer dos pais e a prática de atividade física no lazer dos adolescentes mais velhos. Ao todo, 79,3% daqueles que tinham os dois pais ativos também eram ativos no seu tempo livre, enquanto que, entre aqueles adolescentes com os dois pais inativos, a prevalência de atividade física no lazer foi de 65,2%.


Pais e Filhos

“Assim, o estudo parece demonstrar que apesar de serem múltiplos e complexos os fatores que influenciam a prática de atividade física no lazer, a prática desse comportamento por parte dos pais pode ser considerada um fator importante. 

Segundo Raudsepp (2006), a influência dos pais nos comportamentos dos filhos acontece de diferentes formas, pode assumir dimensões logísticas (por exemplo, levar os filhos até um local apropriado para a prática de atividades físicas), financeiras ou mesmo pessoais, por meio do estímulo ou ao ser identificado como um modelo de prática”, explica o trabalho de título “Relação entre a prática de atividade física no lazer dos pais e a dos filhos”.

Fonte
Agência Notisa (science journalism – jornalismo científico)