Outubro Rosa – Mês da Luta contra o Câncer de Mama

Outubro Rosa

História

A história do Outubro Rosa se inicia na década de 1990 durante uma corrida pela cura, sediada na cidade de Nova York onde os participantes receberam o laço cor de rosa como símbolo da batalha contra o câncer.

Desde então, entidades de duas cidades também dos Estados Unidos, Yuba e Lodi, começaram a promover ações efetivas voltadas à importância da prevenção e diagnostico precoce do câncer de mama durante todo o mês de Outubro, dando início a campanha de conscientização chamada de Outubro Rosa, hoje internacionalmente comemorado.

Corridas, celebrações, reuniões, eventos e cidades enfeitadas de rosa são algumas das pautas usualmente atribuídas a agenda. Ainda, atualmente, a iluminação de grandes monumentos e pontos turísticos na cor rosa vem se tornando uma tradição popular durante essa época do ano.

Outubro Rosa

Outubro Rosa

Objetivo

A campanha tem como objetivo a conscientização sobre o diagnóstico precoce pela realização de exames periódicos por esse ser o fator principal para um bom prognostico da doença. Uma vez que diagnosticado precocemente, o tratamento desse tipo de câncer se torna muito mais efetivo e aumentam as chances de sucesso.

Brasil

Além da tradicional iluminação em rosa do Cristo Redentor, uma organização sem fins lucrativos do Instituto Neo Mama visa promover eventos e caminhadas de conscientização na região da baixada santista. Você pode conferir a agenda aqui.

Além disso, o Instituto Nacional do Câncer, o INCA, também promove uma série de eventos esse ano com o tema: “Câncer de mama: vamos falar sobre isso?”.

O tema busca principalmente enfatizar as recomendações fornecidas pelo ministério da Saúde sobre o câncer de mama, desmistificando temas sobre a doença e também permeando os fatores envolvidos no diagnóstico precoce.

Os eventos são ministrados na cidade do Rio de Janeiro e você pode conferir a agenda completa aqui.

No Facebook você ainda pode demonstrar o seu apoio a causa simplesmente adicionando um filtro de laço rosa na sua foto do perfil que pode ser alterada para uma foto temporária durante esse mês.

 Quer saber mais? No site do INCA você também pode saber mais sobre o que é câncer de mama, quais os sinais e sintomas, como prevenir, detecção precoce e os fatores que aumentam o risco de aparecimento da doença. Acesse aqui.