Lançamento do novo material de apoio sobre o Guia Alimentar para a População Brasileira

Lançamento do novo material de apoio sobre o Guia Alimentar para a População Brasileira

 

Cada vez mais pesquisas sobre os hábitos da população Brasileira vem tomando evidência na mídia e também na comunidade acadêmica. Recentemente, o Ministro da Saúde Ricardo Barros divulgou medidas para orientar e preparar profissionais da saúde afim de amenizar os dados alarmantes da ultima pesquisa realizadas com jovens brasileiros sobre seus hábitos alimentares.

Estudo ERICA:

O estudo que motivou essas ações foi o estudo sobre riscos cardiovasculares em adolescentes, o chamado ERICA, que contou com 71 mil jovens com idades de 12 a 17 anos de 124 municípios do país que visou mapear a prevalência de doenças como diabetes, obesidade e risco para doenças cardiovasculares. Seguindo o espero pelo aumento de produtos industrializados em nosso dia a dia, a pesquisa revelou que apesar do consumo alimentar ser caracterizado pelo consumo de alimentos como a arroz e feijão, o consumo de alimentos ultraprocessados caracterizou 45% dos alimentos citados, assim como o de bebidas açucaradas (56%), salgados fritos e assados (21,88%).

Ainda o mais agravante foi o fato do refrigerante ser o sexto alimento mais citado pelos jovens quando se trata de alimentação e alimentos in natura como frutas ficaram somente entre os 20 mais citados pelos participantes.

Visando preparar os profissionais da saúde para as mudanças preocupantes na alimentação dos nossos jovens brasileiros e incorporar as medidas e orientações fornecidas no Guia Alimentar para População Brasileira, atualizado em 2014, a Coordenação-Geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde e a Universidade Federal de Minas Gerais criou novos materiais de instrução e apoio usando desdobramentos do Guia como embasamento teórico e prático na hora do atendimento desses pacientes.

Guia Alimentar

O uso do Guia Alimentar se justifica pelo fato de ser uma espécie de manual que procura orientar nas escolhas alimentares da população brasileira afim de torna-las mais saudáveis e adequadas para o consumo. De forma simplificada, o Guia é uma cartilha desenvolvida por indivíduos capacitados e instituições brasileiras em que imagens, informações e recomendações sobre nutrição são fornecidas de forma clara e eficiente para a população leiga em geral.

Novas medidas do Ministério da Saúde:

  • Fôlders com os Dez Passos para a Alimentação Adequada e Saudável como citado acima
  • Livro Na Cozinha com as Frutas, Legumes e Verduras;
  • Livro Desmistificando Dúvidas sobre Alimentação e Nutrição
  • Instrutivo: metodologia de trabalho em grupos para ações de alimentação e nutrição na atenção básica.

O exemplo mais famoso do Guia Alimentar são os 10 passos para Alimentação Saudável, que visa promover a saúde em 10 orientações simples.

Dez passos para alimentação Saudável

  1. Fazer de alimentos in natura ou minimamente processados a base

da alimentação.

  1. Utilizar óleos, gorduras, sal e açúcar em pequenas quantidades ao temperar e cozinhar alimentos e criar preparações culinárias.
  2. Limitar o consumo de alimentos processados
  3. Evitar o consumo de alimentos ultraprocessados
  4. Comer com regularidade e atenção, em ambientes apropriados e, sempre que possível, com companhia.
  5. Fazer compras em locais que ofertem variedades de alimentos in natura ou minimamente processados.
  6. Desenvolver, exercitar e partilhar habilidades culinárias
  7. Planejar o uso do tempo para dar à alimentação o espaço que ela

merece.

  1. Dar preferência, quando fora de casa, a locais que servem refeições feitas na hora.
  2. Ser crítico quanto a informações, orientações e mensagens sobre alimentação veiculadas em propagandas comerciais.

Confira o material completo

Para acessar o material do Ministério da Saúde na Integra, confira aqui no link no site da Rede de Alimentação e Nutrição do Sistema Único de Saúde.