Lançamento do novo material de apoio sobre o Guia Alimentar para a População Brasileira
Lançamento do novo material de apoio sobre o Guia Alimentar para a População Brasileira
Cada vez mais pesquisas sobre os hábitos da população Brasileira vem tomando evidência na mídia e também na comunidade acadêmica. Recentemente, o Ministro da Saúde Ricardo Barros divulgou medidas para orientar e preparar profissionais da saúde afim de amenizar os dados alarmantes da ultima pesquisa realizadas com jovens brasileiros sobre seus hábitos alimentares.
Estudo ERICA:
O estudo que motivou essas ações foi o estudo sobre riscos cardiovasculares em adolescentes, o chamado ERICA, que contou com 71 mil jovens com idades de 12 a 17 anos de 124 municípios do país que visou mapear a prevalência de doenças como diabetes, obesidade e risco para doenças cardiovasculares. Seguindo o espero pelo aumento de produtos industrializados em nosso dia a dia, a pesquisa revelou que apesar do consumo alimentar ser caracterizado pelo consumo de alimentos como a arroz e feijão, o consumo de alimentos ultraprocessados caracterizou 45% dos alimentos citados, assim como o de bebidas açucaradas (56%), salgados fritos e assados (21,88%).
Ainda o mais agravante foi o fato do refrigerante ser o sexto alimento mais citado pelos jovens quando se trata de alimentação e alimentos in natura como frutas ficaram somente entre os 20 mais citados pelos participantes.
Visando preparar os profissionais da saúde para as mudanças preocupantes na alimentação dos nossos jovens brasileiros e incorporar as medidas e orientações fornecidas no Guia Alimentar para População Brasileira, atualizado em 2014, a Coordenação-Geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde e a Universidade Federal de Minas Gerais criou novos materiais de instrução e apoio usando desdobramentos do Guia como embasamento teórico e prático na hora do atendimento desses pacientes.
Guia Alimentar
O uso do Guia Alimentar se justifica pelo fato de ser uma espécie de manual que procura orientar nas escolhas alimentares da população brasileira afim de torna-las mais saudáveis e adequadas para o consumo. De forma simplificada, o Guia é uma cartilha desenvolvida por indivíduos capacitados e instituições brasileiras em que imagens, informações e recomendações sobre nutrição são fornecidas de forma clara e eficiente para a população leiga em geral.
Novas medidas do Ministério da Saúde:
- Fôlders com os Dez Passos para a Alimentação Adequada e Saudável como citado acima
- Livro Na Cozinha com as Frutas, Legumes e Verduras;
- Livro Desmistificando Dúvidas sobre Alimentação e Nutrição
- Instrutivo: metodologia de trabalho em grupos para ações de alimentação e nutrição na atenção básica.
O exemplo mais famoso do Guia Alimentar são os 10 passos para Alimentação Saudável, que visa promover a saúde em 10 orientações simples.
Dez passos para alimentação Saudável
- Fazer de alimentos in natura ou minimamente processados a base
da alimentação.
- Utilizar óleos, gorduras, sal e açúcar em pequenas quantidades ao temperar e cozinhar alimentos e criar preparações culinárias.
- Limitar o consumo de alimentos processados
- Evitar o consumo de alimentos ultraprocessados
- Comer com regularidade e atenção, em ambientes apropriados e, sempre que possível, com companhia.
- Fazer compras em locais que ofertem variedades de alimentos in natura ou minimamente processados.
- Desenvolver, exercitar e partilhar habilidades culinárias
- Planejar o uso do tempo para dar à alimentação o espaço que ela
merece.
- Dar preferência, quando fora de casa, a locais que servem refeições feitas na hora.
- Ser crítico quanto a informações, orientações e mensagens sobre alimentação veiculadas em propagandas comerciais.
Confira o material completo
Para acessar o material do Ministério da Saúde na Integra, confira aqui no link no site da Rede de Alimentação e Nutrição do Sistema Único de Saúde.