Montando seu Consultório em 5 passos

Montando seu Consultório de Nutrição em 5 passos

Uma das principais áreas de atuação escolhida hoje pelos nutricionistas, a nutrição clínica, corresponde a mais vasta gama de especialidades e enfoques. Contudo, quando o profissional opta por avaliar e atender pacientes de forma clínica, se depara com a necessidade de um espaço físico para que seu trabalho seja feito da melhor forma possível.

Montando seu Consultório em 5 passos

Atualmente com a crise, a conveniência muitas vezes parece ditar a melhor opção para cada profissional. Cada vez mais encontramos nutricionistas atendendo nas pequenas salas das academias ou mesmo nas residências dos próprios pacientes.

Para aqueles que possuem seu próprio espaço para atendimento ou que estão planejando como montar seu próprio consultório de Nutrição, aqui vão algumas dicas de como ele deve ser montado.

 

  1. Avaliação de mercado e Localização

Montando seu Consultório de Nutrição

De acordo com as suas especializações e afinidades, estude o mercado em que deseja focar, faça uma estimativa de quantos profissionais atuam na área que pretende seguir na sua região. Evite lugares isolados da cidade e opte por aqueles mais conhecidos como áreas da saúde.

+ Planejamento estratégico, 3 dicas para vencer a concorrência

  1. Adquirindo o espaço físico

    Montando seu Consultório de Nutrição

Se pretende iniciar uma clínica nova em sua cidade, evite os pontos isolados e de difícil acesso e de grande concorrência como são as regiões com a maior concentração de clínicas de sua cidade.

Agora caso queira adquirir uma sala, tente estabelecer parcerias com possíveis grupos de interesse. Para aqueles que visam trabalhar com crianças, por exemplo, procurar uma clínica já especializada com pediatria seria interessante.

 

  1. Siga o Protocolo de instalação de um estabelecimento de assistência à saúde


    Montando seu Consultório de Nutrição

Conjunto de normas e procedimentos necessários para a criação de uma nova instalação de um estabelecimento de assistência à saúde de baixa complexidade.

Você pode ter acesso à todas essas informações aqui.

+5 motivos que fazem o Paciente desistir do Tratamento Nutriciona

 

  1. Material

    Montando seu Consultório de Nutrição

  • Balança

Desde a convencional até as mais sofisticadas, a balança é um item essencial do consultório. Atualmente, muitas delas também contam com a Bioimpedância elétrica (BIA), que serve de parâmetro para comparação de dados da composição corporal dos pacientes.

Compare preços, funcionalidades e diversas marcas. Principalmente em casos de adquirir a BIA, o investimento deve ser analisado com cautela.

  •  Estadiômetro

Esse acessório pode também estar acoplado a balança ou não. De qualquer forma, é fundamental aferir a estatura do indivíduo com precisão durante as consultas.

+10 Coisas que não te Contaram sobre ser Nutricionista

  •  Adipômetro

Outro componente importante que demanda um certo investimento é o adipômetro para aferir composição corporal. Mesmo há uso da BIA é interessante possuir essa ferramenta para comparação de dobras cutâneas do paciente entre as consultas periódicas e também com o resultado apresentado pela BIA.

Procure sempre aqueles com maior precisão, uma ferramenta dessa deve valer o investimento inicial uma vez que será parte do seu futuro profissional.

  •  Fita métrica

O mais simples item da lista, a fita métrica, não deve ser um grande investimento ou grande preocupação. Lembre-se de possuí-las em comprimentos maiores de 1 metro e meio para aferir circunferências abdominais.

Além de gerenciamento da clínica, agendamento de consultas e monitoramento de pacientes, essa ferramenta pode fazer a diferença na otimização do tempo, fidelização de pacientes e diferenciação no mercado.

+10 dicas para aumentar sua produtividade no trabalho

Aposte em ferramentas tecnológicas para se destacar da concorrência. Com o crescente interesse da população pelo ramo dos aplicativos e smartphones, um investimento relativamente pequeno de aproximadamente R$60,00 pode ser um grande aliado na captação de novos clientes.

Montando seu Consultório de Nutrição

  1. Pesquise preços e opções

Procure sempre promoções e formas de viabilizar ainda mais seu sonho. Uma boa forma de economizar é fazendo orçamentos online, dando assim mais flexibilidade antes de fechar qualquer serviço. Outra forma também pode ser reunindo outros profissionais da saúde para conseguir descontos que fazem a diferença no final.

 

Boa sorte! 🙂