Fidelize mais melhorando a experiência do paciente na clínica.

Com a formação acadêmica na área da saúde, é comum que muitos nutricionistas se percam na hora de avaliar a experiência do paciente, se atentando apenas as atribuições técnicas e se esquecendo o levou ao consultório: a prestação de um serviço.

Apesar de não ser uma tarefa fácil mesmo para os especialistas no assunto, mostraremos como simples atitudes podem fazer toda a diferença na hora de fidelizar seu paciente.

A Experiência

A experiência do paciente pode ser entendida, assim como a experiência do cliente, como todas as fases do processo de atendimento. Desde o primeiro contato até o acompanhamento nutricional em si, as fases devem ser consideradas com a mesma importância.

Primeiramente, antes de estabelecer uma estratégia, devemos sempre fazer uma avaliação do perfil do seu atendimento e dos seus pacientes. Por isso, faça um levantamento sobre:

  • O que seu paciente espera do seu atendimento?
  • Quais as motivações que levaram seu paciente ao seu consultório?
  • Como seu serviço pode ajudar seu paciente?
  • Quais são as outras alternativas disponíveis no mercado para seu serviço?
  • Qual o diferencial do seu atendimento?

Entenda seus pacientes

Para conseguir algumas respostas das perguntas acima, não hesite. Se houver abertura, convide pacientes mais próximos para uma conversa mais próxima. Ninguém melhor que seus pacientes para te ajudar a entender um pouco mais sobre suas motivações, anseios e expectativas sobre o atendimento. Use a empatia e veja como essa é uma estratégia muito produtiva para aprimorar seus serviços.

Surpreenda e Encante

experiência do paciente

Uma vez que conhece as expectativas do seu paciente, surpreenda-o em todos os sentidos. Isso não se restringe a melhora dos resultados nutricionais, mas sim ao atendimento completo e a experiência do paciente. Algumas dicas:

  • Treine funcionários para melhor acolhimento na recepção.
  • Área de café com opções diferentes das normalmente usadas em salas de espera.
  • Use suas próprias receitas para degustação
  • Aposte no som e aromatizador de ambientes
  • Entregue ou crie algo personalizado
  • Entregue algum serviço além do esperado, por mais simples que seja.

Ferramentas digitais como plataformas e aplicativos, além de inovadoras, despertam o interesse principalmente do público com idades entre 15 a 40 anos.

Mostre que se importa

experiência do paciente

Colocar o paciente em primeiro lugar é sempre uma estratégia eficaz. Por mais que seja premissa que todo nutricionista se importe com seu paciente, às vezes nos esquecemos de demonstrar essa preocupação durante o atendimento. Por isso:

  • Estabeleça sempre o contato visual para criação de um vínculo
  • Pergunte sempre como o paciente se sente
  • Crie um canal de comunicação fora do consultório
  • Mostre que está sempre se atualizando sobre o assunto que ele (a) busca.

Inove, sempre!

experiência do paciente

Não importa em qual fase do atendimento você deseja inovar, desde que esteja alinhado às necessidades do seu paciente. Uma vez realizada a primeira etapa, dê espaço para criatividade e inovação.

  • Atualize-se sempre no campo da nutrição
  • Leia sobre outras áreas que faz sentido para seu atendimento
  • Mude a abordagem de tempos em tempos
  • Faça pequenas mudanças na decoração e no atendimento

Assim como mostramos algumas dicas de como melhorar a experiência do paciente no atendimento nutricional, existem outras técnicas de atendimento que também podem ser aplicadas à área da saúde. Lembre-se que o nutricionista do futuro é aquele que absorve conhecimento de várias áreas buscando sempre a excelência e a satisfação dos seus pacientes. Até a próxima! 😉

2 thoughts to “Fidelize mais melhorando a experiência do paciente na clínica.”

    1. Obrigado Cris, ficamos felizes com seu comentário.
      Amanhã sai mais um post!
      Acompanhe sempre nosso blog. =)

Comentários fechados.