Conheça o trabalho dos nutricionistas com os Atletas Olímpicos

Conheça o trabalho dos nutricionistas com os Atletas Olímpicos

Empolgados com a primeira medalha de Ouro do Brasil nas Olimpíadas de 2016? Pois é, o nosso primeiro ouro veio de uma conquista inédita da atleta carioca Rafaela Silva que derrotou a mongol Sumiya Dorjsuren na categoria até 57 kg na última segunda feira. Por isso, hoje vamos falar um pouquinho sobre como é a rotina de acompanhamento nutricional dos atletas que estão fazendo parte das olimpíadas.

Como já é estabelecido, para um bom desenvolvimento de atletas de ponta, vários fatores são envolvidos durante a trajetória em busca do ouro olímpico. Aspetos psicológicos e da alimentação podem influenciar tanto no desempenho quanto os aspectos físicos.

Com uma rotina exaustiva, com treinos intensos diários, desgastes físicos e mentais, o papel do nutricionista se torna potencializado e de extrema importância para o sucesso profissional do atleta.

Trabalho na Equipe de Judô Olímpico

Como é o Trabalho dos Nutricionistas com os Atletas

Claro que por ser um trabalho tão específico, cada modalidade tem suas próprias particularidades no aspecto nutricional. Segundo a Confederação Brasileira de Judô, no nosso judô olímpico, por exemplo, cada atleta tem uma dieta especificada pelas nutricionistas da CBJ.

VI Congresso Brasileiro de Metabolismo, Nutrição e Exercício

O desempenho do atleta de alto rendimento está diretamente relacionado a diversos fatores que passam pelo aperfeiçoamento técnico, físico, psicológico e também pela alimentação.

Na seleção brasileira de judô, cada atleta de cada uma das 14 categorias segue uma dieta específica determinada pelas nutricionistas da CBJ.

Confira no vídeo abaixo um pouquinho sobre o trabalho da nutricionista da nossa seleção masculina de judô durante a rotina de treinamento que ocorreu há um mês atrás em Pindamonhangaba. 😀