Administração financeira da clínica – 4 passos fundamentais

Administração financeira é certamente um dos maiores desafios para aqueles que possuem um consultório de nutrição, pela necessidade de organizar e administrar bem as finanças da clínica ao longo do tempo.

A seguir, vamos passar dicas simples que vão te auxiliar no planejamento das finanças e abrir seus horizontes para o mundo dos negócios

Administração financeira da clínica

1. Informe-se!

Você, mesmo sendo um profissional autônomo, precisa de um conhecimento base sobre gestão financeira e negócios que certamente não foi passado durante os anos cursados na faculdade de Nutrição.

+ Planejamento estratégico, 3 dicas para vencer a concorrência

Procure livros informativos e simples de como administrar seu próprio negócio, por mais genéricos que sejam podem te ajudar a ter uma ideia melhor de como fazer seu planejamento.

Ainda, procure como os do SEBRAE que podem nortear seu caminho para o sucesso do seu negócio.

2. Mapeie seus Gastos

Saiba e anote quais são seus gastos fixos e variáveis, quais são esporádicos e aqueles que podem ser cortados da sua lista.

Faça uma previsão básica dos gastos durante o ano e compare com a previsão de lucros do seu serviço.

Administração financeira

 

3. Procure ajuda profissional, se necessário

Contadores e empresas de consultoria também podem fazer a diferença na gestão do seu negócio.

As empresas de consultorias podem te ajudar a identificar suas fraquezas e suas forças.

+ Atitudes que fidelizam pacientes

Dessa forma, pode descobrir estratégias de minimizar seus gastos e transformar seus diferenciais em novos ganhos para alavancar a previsão dos seus lucros.

Administração financeira
Administração financeira

4. Use ferramentas de gestão

Fluxo de caixa e previsões financeiras realizadas em rascunhos, papéis ou agendas podem ser facilmente perdidos e de difícil visualização a longo prazo.

O ideal é que a organização seja feita com ferramentas de gestão financeira próprias, mas uma simples tabela de excel já pode ser de grande ajuda.

+ 5 Aplicativos para Gerenciar suas redes sociais

 

Conhece o Módulo Financeiro My Diet Web ?

No módulo financeiro, recentemente lançado pelo nosso sistema, você pode fazer não só o acompanhamento nutricional do paciente como também gerenciar toda a sua clínica, confira:

+Prospectar clientes no período de férias

  • Mapeie e especifique as despesas do seu consultório
  • Compare com fontes de ganhos do mês como consultas e serviços
  • Veja o fluxo de caixa mensal e compare com os outros meses
  • Integre com a agenda e estabeleça preços para consultas, retornos e outros eventos. Assim, cada consulta realizada irá automaticamente para o painel financeiro e contabilizar no fluxo de caixa.

Acima, demos algumas dicas importantes de como começar a gerenciar melhor as finanças do seu consultório e ferramentas que podem te ajudar nesse processo.

Nós do My Diet Web ficamos felizes de também poder te auxiliar nessa função e esperamos simplificar ainda mais o dia a dia das clínica de nutrição. Caso queira saber mais sobre o plano Business que inclui o Controle Financeiro, clique aqui.